15 maio 2011

-> Ajudando os animais com aromaterapia

AROMATERAPIA PARA USO EM ANIMAIS 
                                                                                          Dra. Martha Follain                                                                                                   
 Compreendemos o mundo através de nossos cinco sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão.
O olfato e o paladar nos informam sobre a natureza química do que nos cerca. O nariz e a boca colhem as informações, e o cérebro as interpreta. O olfato e o paladar estão ligados.
O olfato é o resultado da interação físico-química entre as moléculas que estão presentes no ar que respiramos e de certos receptores localizados dentro de uma pequena área dentro do nariz. Essa área dentro do nariz tem o nome de epitélio olfativo e, é muito sensível: poucas moléculas são suficientes para estimulá-lo, produzindo a sensação de odor. Esses receptores transformam a informação olfativa em linguagem especial (impulso nervoso), capaz de ser compreendida pelo cérebro. O olfato humano é menos desenvolvido, em relação ao de outros mamíferos.
O olfato foi, até há bem pouco tempo atrás, o sentido menos pesquisado. Somente há quinze anos foi estudado mais profundamente. Heinz Breer, neurofisiólogo alemão, da Universidade de Stuttgart-Hohenheim, é o responsável por um importante estudo: ele pesquisou como os estímulos químicos que chegam ao nariz são transformados em sinais elétricos que o cérebro capta para transformar em sensação. Por esta pesquisa, Breer recebeu o Prêmio Leibniz da Sociedade Alemã de Pesquisa (DFG).
Olfato nos animais: Através dos cheiros os animais podem reconhecer e localizar alimentos, fugir de predadores e encontrar parceiros para o acasalamento. Nessa hora, os animais liberam uma secreção com algumas substâncias que atraem o parceiro - são os feromônios.

Mas nem todos os animais sentem os cheiros da mesma maneira. Os que possuem um sistema olfativo extremamente desenvolvido são chamados de hipermacrosmáticos, como, por exemplo, o ornitorrinco, o gambá, o canguru e o coala. O porco também tem um excelente olfato, embora menor que o grupo anterior. Ele e todos os animais carnívoros e ungulados (mamíferos cujos dedos têm cascos) são considerados macrosmáticos.

O sistema olfativo dos humanos e dos primatas é pouco desenvolvido, ou seja, nós e os macacos somos microsmáticos. Existem também alguns animais que não possuem esse sistema, como o golfinho e a baleia, que são anosmáticos (não sentem cheiros).
Tato: É a percepção da pressão pelas terminações nervosas existentes na pele - essas terminações nervosas são os receptores táteis. O sentido do tato não está na camada externa da pele (epiderme), mas na segunda (derme). A camada externa está morta e, se desmancha com facilidade. Abaixo da pele, os neurônios sensoriais registram as sensações percebidas. A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano (corresponde a 15% do peso corporal). A pele é também o principal órgão da regulação da temperatura corporal, através de diversos mecanismos. A pele absorve os óleos essenciais através da massagem, que são transportados para a corrente sangüínea. A Aromaterapia utiliza dois sentidos - olfato (inalação) e o tato (massagem).
Tato nos animais: Todos os animais respondem ao tato, às carícias. Neurologistas descobriram que, quando a mãe lambe os filhotes, provoca modificações químicas neles. Se o filhote é separado de sua mãe, diminuem seus hormônios de crescimento. Para esses filhotes, o melhor tratamento foi com uma massagem mais vigorosa, com um pincel, que simulava a língua da mãe.
A Aromaterapia é a utilização terapêutica dos óleos essenciais, que são compostos voláteis extraídos das plantas por processos que variam desde a destilação até a extração por solventes. Os óleos essenciais são considerados os "hormônios" da planta - sua síntese. São, quimicamente, bem diversificados assim como possuem diferentes atuações.
O termo Aromaterapia foi criado em 1928, por René Maurice Gattefossé, químico francês. É formado por duas palavras: “aroma” que significa “cheiro agradável”, e “terapia”, que é o “tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física”. A descoberta de Gattefossé aconteceu quando queimou suas mãos devido a uma explosão em seu laboratório. Mergulhou-as imediatamente em essência de lavanda e percebeu que a queimadura sarou muito rapidamente, sem ocorrer nenhuma infecção ou cicatriz. Passou então a estudar sobre as propriedades antissépticas, bactericidas e anti-inflamatórias dos óleos essenciais.

Aromaterapia é uma forma de se tratar desequilíbrios, através da inalação e da aplicação externa de óleos essenciais. A ação terapêutica das essências se dá num nível elevado, mais sutil, que o da planta inteira ou de seu extrato, tendo, em geral, um efeito mais pronunciado sobre a mente e as emoções. É um ramo da osmologia, que consiste em tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em animais e humanos.
Os animais, por terem o olfato muito desenvolvido (e o tato também), reagem muito positiva e rapidamente ao tratamento. É considerada uma terapia complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.
Dra. Martha Follain: Colunista do site GREEPET. Formada em Direito. Especialista em Florais de Bach para animais e humanos pelo Instituto Bach. Possui ainda formação em Aromaterapia, Florais de Minas, Fitoterapia Brasileira, Terapia Ortomolecular, Bioeletrografia, Cristaloterapia, Cromoterapia, Terapia de Integração Craniossacral, Psicoterapia Hoística, Neurolingüística, Master Practitioner, Hipnose, Regressão e Reiki. CRT: 21524

Nenhum comentário:

Postar um comentário