13 maio 2011

-> Obesidade, falta de vitaminas

FALTA DE VITAMINAS E MINERAIS, ENGORDA!

Desequilíbrio dos nutrientes
Muitos estudos comprovam que o organismo de pessoas obesas está mais deficiente em vitaminas e minerais do que organismo de pessoas não obesas, embora os obesos “comam” maior quantidade de comida.

Além da influência exercida pelas calorias da dieta (gordura, carboidratos e proteínas) no desenvolvimento da obesidade, estudos recentes provam que a influência exercida pelos nutrientes (vitaminas e minerais) na obesidade é ainda maior, ou seja, “a carência de vitaminas e minerais  leva ao aumento de peso”.

Os minerais têm grande influência no aumento ou diminuição do peso, pois participam do metabolismo energético e na secreção e ação da insulina. O aumento da resistência à insulina (é a resistência que a insulina encontra para levar a glicose sanguínea para dentro do músculo e do tecido adiposo para ser metabolizada, este desajuste pode levar a obesidade, diabetes, desordens da tireóide, aumento do cortisol (outro hormônio ligado à obesidade) faz com que o obeso aumente de peso cada vez mais, aumentando a gordura visceral (barriga). Um dos segredos seria controlar a resistência à insulina através da alimentação adequada para repor as vitaminas e minerais, os quais diminuem a resistência à insulina, facilitando a perda de peso do obeso.

Por essas razões, é extremamente necessário que a dieta seja avaliada não só no contexto de calorias, mas dar atenção especial aos minerais principalmente àqueles que estão relacionados à obesidade e, portanto, ao aumento de peso, como o cálcio, zinco, potássio, magnésio, selênio, iodo,etc.

A obesidade é carência nutricional!
E está associada à diminuição drástica nas concentrações de zinco, cobre, ferro e manganês em vários tecidos e órgãos.

Cálcio
A alta ingestão de cálcio vindo da dieta está associado a menor peso corporal, pelo fato de o cálcio dietético prevenir a absorção e aumentar a excreção de gorduras através das fezes. Em contrapartida estudos demonstram que dietas pobres em cálcio, estimulam o aumento do cálcio dentro das células de gordura, levando ao acúmulo maior de gordura, evitando sua queima e, consequentemente, o aumento de peso. Trabalhos revelam que pessoas obesas têm maior concentração de cálcio dentro da célula do que pessoas não obesas, quando na verdade o mineral que deveria estar em maior quantidade dentro da célula para que a pessoa perca peso, é o magnésio.
           
Sintomas da falta de cálcio: dentes frágeis, taquicardia, unhas frágeis e quebradiças, queda de cabelo, retardo do crescimento, depressão, eczema, osteoporose, irritabilidade, nervosismo, agitação, humor lábil, contrações contínuas, insônia, diminuição da memória, convulsões, pele seca, descamação e seborréia, tendência suicida.
Alimentos ricos em cálcio: brócolis, couve, couve-flor, ervilhas secas, sementes de gergelim, sementes de girassol, sementes em geral, tahini, grão-de-bico, castanhas, nozes.
  
Magnésio
O magnésio é um mineral que, teoricamente, pode ter efeito antiobesidade. Uma das razões é porque forma sais com as gorduras no intestino e, dessa maneira, reduz o conteúdo de energia absorvível da dieta. A segunda razão é porque a carência de magnésio nas células pode levar à resistência à insulina e, como consequência, à obesidade. Portanto, um organismo bem nutrido de magnésio pode prevenir a resistência à insulina e à obesidade. 
   
A deficiência de magnésio na dieta diminui a ação da insulina. E a redução de magnésio dentro da célula leva à resistência à insulina, obesidade, hipertensão e diabetes mellitus. Além disso, a falta de magnésio aumenta a vontade de consumir doces e carboidratos, então procure saber, se não é isso que está fazendo você ter desejos por doces ou produtos de farinha. A falta de cromo e excesso de fungos, também aumenta a necessidade de doces e farinhas.
   
É muito importante que você conheça os fatores que estão dificultando seu emagrecimento. Definitivamente, é preciso entender,  que ter um balanço na ingestão de todos os alimentos leva ao emagrecimento. Nunca ingerir muito de um alimento e pouco de outro; dessa maneira o metabolismo fica lento e acumula gordura. Por essa razão, muitas pessoas conseguem perder peso só no início e depois “travam”. A monotonia alimentar é uma das causas, pois, se faltarem  nutrientes, o organismo não trabalhará ao seu favor e, então, não lhe dará o que você tanto quer: EMAGRECER.
Sintomas da falta de magnésio: depressão, aumento do colesterol, TPM, pressão baixa, hipotermia, hipertensão, distúrbio do aprendizado, eclâmpsia, aumento do risco cardíaco, do risco de trombose, do risco de agregação plaquetária, do aumento da LDL, do risco de câncer e aterosclerose, cãimbra, formigamento, contrações contínuas.
Ingira alimentos com alto teor de magnésio: grão-de-bico, abacate, aipo, alfafa, amêndoas, arroz integral, castanha-do-pará, semente de abóbora, maçã, peixe, salsa, tâmaras. Distribua-os durante o dia.
   
Zinco
O zinco é um mineral relacionado às alterações no metabolismo adiposo, na resistência à insulina e na obesidade. Este mineral tem importante papel na regulação do apetite e no metabolismo da tireóide. Em roedores e humanos, a deficiência em zinco aumenta o apetite, ao passo que sua suplementação diminui o apetite. Além disso, a suplementação em indivíduos deficientes em zinco aumenta a massa magra corporal, enquanto a massa gorda, permanece estável ou diminui, dependendo do grau da deficiência inicial em zinco.
Sintomas da falta de zinco: queda de cabelo, retardo do crescimento, pele seca, depressão, acne, eczema, infecção, diminuição da testosterona, infertilidade masculina, esterilidade, diminuição da potência sexual, deslocamento de retina, artrite, hipocloridria, cirrose hepática, epilepsia, psoríase, manchas brancas nas unhas, tireóide lenta.
Ingira alimentos com alto teor de zinco: nozes, semente de girassol, castanha-do-pará, arroz integral, cereais integrais, feijões, lentilhas, soja, fava, frutos do mar e peixes do mar.

Todos os outros minerais e vitaminas têm fundamental importância no funcionamento do nosso organismo, principalmente na obesidade, esses são apenas alguns exemplos.

A DICA É
As deficiências nutricionais só ocorrem se você come mal, o que entra pela boca ou o que não entra pela boca é o problema. Você deve procurar ajuda de um profissional capacitado, para que saiba quais os nutrientes que faltam no seu corpo e, a partir da análise este profissional, iniciar uma dieta equilibrada e específica para seu metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário