10 junho 2011

-> Obesidade e a ajuda dos Florais de Bach

Emagrecimento e os Florais



Obesidade - impossível conviver com ela...difícil se livrar dela!

Algumas considerações sobre obesidade:
“As pessoas obesas têm dificuldade para expressar aquilo que sentem. Mostram-se afetuosas com os outros, mas em seu íntimo repousa uma grande carência, que se intensifica por não saberem lidar direito com os próprios sentimentos”. ( Valcapelli & Gasparetto, em "Metafísica da Saúde").

Cristina Cairo diz, em seu livro “Linguagem do Corpo”, “a gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos”. Para ela, o obeso permite-se magoar com facilidade, “engolindo” mágoas, por ter expectativas, a maioria das vezes irreais, em relação às outras pessoas.

Há uma extensa produção de matérias sobre o tema e todas acabam concordando que não basta fazer dieta. Obesidade não é apenas uma questão de comer ou não comer. É uma perigosa doença crônica. O mais preconizado para tratá-la é dieta combinada com atividade física. Controle do que ingerimos e do que gastamos. Temos aí uma questão puramente matemática, que demonstra apenas um aspecto do problema. Mas está provado que aspectos sociais, culturais e psicológicos colaboram, e muito, para o surgimento da obesidade ou o fracasso no tratamento. A maneira como vivenciamos nossas emoções é a resposta para o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto, inclusive de emagrecimento. É fato que a genética não pode ser modificada. Uma pessoa pode “herdar” a obesidade mas não precisa conviver com ela durante toda sua vida. O tratamento não se restringe ao binômio dieta/atividade física. Há que se considerar todo o conjunto de fatores e modificar a estrutura emocional que leva uma pessoa a ficar e permanecer obesa. Por isso, uma abordagem holística (tratar o todo e não apenas parte dele) é a mais indicada.
A força sutil dos florais
“A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada, exceto por meio de esforços mentais e espirituais". Edward Bach.

 
No sistema Florais de Bach temos várias essências que podem auxiliar quando decidimos emagrecer. O floral atua no nosso campo energético possibilitando a transmutação das emoções negativas em virtudes necessárias para efetivarmos mudanças. Se a dificuldade em iniciar um processo de emagrecimento está ligada à Indecisão, temos 4 essências. CERATO: para pessoas que não conseguem iniciar um tratamento por falta de confiança em si mesmas. GENTIAN: para as que se desanimam facilmente. GORSE: quando se perde a esperança e a fé, não acreditando que o tratamento possa dar resultado positivo. WILD OAT: quando há determinação mas não se consegue achar o caminho. Outra dificuldade que se apresenta muito freqüentemente é a Falta de Interesse. Para combater as diversas maneiras com que o desinteresse se manifesta, contamos com 5 essências. CLEMATIS: para acabar com a indiferença, o “dar de ombros” para a situação. WILD ROSE: para aquelas pessoas que “entregam os pontos” e se conformam, achando que não vale à pena lutar. OLIVE: alivia o cansaço, físico e mental, que impede o reconhecimento das conquistas. MUSTARD: para os desanimados, aqueles que não se entusiasmam com coisa alguma. CHESTNUT BUD: essa essência é uma das mais importantes porque ajuda a evitar a repetição dos erros, que é o que mais acontece quando tentamos emagrecer. Pessoas que se deixam levar por Opiniões e Influências podem contar com 3 essências. AGRIMONY: para quem vive “torturado” pelos problemas que enfrenta mas não assume, mostrando uma despreocupação que não existe. CENTAURY: para quem se preocupa demasiadamente em agradar, chegando ao extremo de não cuidar de si mesma. WALNUT: essência indicada para proporcionar constância e proteção e aumentar a auto-estima. Temos ainda 4 essências ligadas ao Desalento. LARCH: para aquelas pessoas que esperam pelo fracasso em tudo que se propõem. PINE: é o floral que alivia a culpa pelos deslizes. ELM: para a depressão que ocorre quando a tarefa se torna demasiadamente pesada. CRAB APLLE: é considerado o floral da limpeza da mente e do corpo, ajudando a diminuir a ansiedade em se livrar de um problema. A indicação de um floral para emagrecer (ou uma fórmula com várias essências), deve ser precedida por uma boa anamnese, conduzida por um profissional que conheça bem o Sistema Floral. É importante ressaltar que floral não emagrece. Atua como coadjuvante num processo que envolve outras medidas necessárias. Reeducação alimentar, um bom programa de atividades físicas, terapia e o mais difícil porém mais importante, a superação dos obstáculos pela força de vontade, são os caminhos que podem derrotar a obesidade definitivamente.
Sonia Rocha – Terapeuta Floral

Nenhum comentário:

Postar um comentário