14 maio 2011

-> Germinação do Trigo

Germinação do trigo
Após 24 horas de molho na água, a semente do trigo já demonstra seu germe. A planta, em seu estágio inicial, concentra mais vitaminas e sais minerais do que as folhas adultas. A molécula das plantas, através da fotossíntese (que na presença da luz solar absorve gás carbônico e o transforma em oxigênio), é também responsável por benefícios mais diretos ao organismo humano. Sempre prefira sementes de origem orgânica, para potencializar o processo. Então é só distribuir as sementinhas germinadas sobre dois centímetros de terra preta em uma caixa plástica. Caso queira, você pode fazer pequenos furos no fundo dessa caixa, utilizando um prego quente, para que o excesso de água da irrigação escoe. Caso contrário, utilizando apenas o aspersor de água, não é necessário furar, mas é preciso ter cuidado para não deixar a terra muito molhada, o que pode gerar fungos e até matar seu plantio.
Ao espalhar o trigo sobre a terra, cubra totalmente o espaço, sem deixar espaço entre os grãos, de forma a não enxergar a área de plantio. A experiência mostra que os grãos de trigo ou outros, cobertos pela terra, demoram mais para germinar. Então cubra inicialmente sua micro horta com um pano escuro, já que as sementes necessitam de ambiente sem luminosidade para o devido desenvolvimento.
O tempo de colheita, dependendo de clima e região é de aproximadamente sete dias, ou seja, quando o capim do trigo estiver medindo entre 8 e 10 cm. Em locais de clima seco e quente, esse pode levar até dez dias. O trigo germinado é usado em curas de três semanas, cada dois ou três meses, mesmo na pequena proporção de três colheres de chá por dia nos alimentos ou fora das refeições.
Resumindo a germinação do trigo
Deixe o grão de trigo seco de molho na água durante 24 horas. Após, escorra a água e deixe os grãos em uma peneira. Molhe a peneira várias vezes ao dia com aspersor para manter a umidade. Quando despontar as primeiras raízes, esparrame os grãos sobre um recipiente com terra preta orgânica, sem necessidade de espaço entre eles.
Cubra o recipiente com um pano escuro.
Dentro de cinco a sete dias, as folhas alcançam a altura de 8 a 10cm. É o momento de cortar o broto e preparar o suco.

Suco verde com capim de trigo

Nesse estágio o capim de trigo já está com altura em torno de 10cm., pronto para ser colhido e imediatamente (sim, imediatamente para não perder a energia vital) levado ao liquidificador ou centrífuga (mais indicada pelos especialistas já que elimina mais fibras , facilita a absorção e facilita a digestão) para preparo do suco de clorofila, também chamado de “suco verde”, “sangue vegetal” ou “luz do sol líquida”.
O ideal seria ingerirmos o suco diretamente retirado do capim do trigo pela centrífuga na dose diária de 20ml. (o que corresponde a ingesta de 700g de vegetais verdes diversos!) mas para driblar o sabor não muito comum, ele  pode ser preparado com abacaxi, limão, goiaba, maracujá, maçã, laranja ou conforme sua preferência. Utilize sempre uma mão cheia de capim para 500ml. de água, adoçando com melado de cana, açúcar mascavo ou stévia natural .No caso de usar frutas doces como base, não é necessária a utilização de mascavo ou rapadura. 
Repito a importância desse suco verde ser ingerido imediatamente após o preparo. Ao contrário ele oxida, amarga e torna-se impróprio ao consumo. A utilização de jarras escuras e bem fechadas aumenta um pouco mais a vida útil dessa bebida vitalizante. A grama do broto e trigo está, cada vez mais, fazendo parte do cardápio de atletas por indicação de nutricionistas esportivos. Pesquisas demonstram que entre as fontes de clorofila, no capim de trigo é onde ela está mais concentrada.

Resumindo o preparo do suco verde com capim de trigo
  • Corte o capim quando estiver medindo entre 8cm e 10cm.
  • Leve-o à centrífuga e retire o suco.
  • Tome 20ml todas as manhãs.
  • Caso não tenha centrífuga leve uma mão de capim ao liquidificador com 500ml de água mais a fruta de sua preferência.
  • Se desejar, utilize para adoçar açúcar mascavo, demerara ou melado.
  • Todo suco verde deve ser bebido imediatamente ao preparo para não oxidar.
  • Caso necessite guardá-lo, utilize jarras escuras e não faça-o por mais de uma hora na geladeira
  Postado por: Alexandre Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário