13 maio 2011

-> Clorofila, o sangue verde super nutritivo

CLOROFILA

Conhecida como "alimentos verdes" ou "magia verde", a clorofila é considerada uma enorme fonte natural de nutrientes. A clorofila, também chamada o "sangue das plantas" , se assemelha bastante às moléculas da hemoglobina humana.
A alfafa tem sido utilizada, durante séculos, como fonte de nutrientes e rejuvenescimento. Devido à sua raiz profunda, a alfafa é uma fonte muito rica em minerais, entre eles, o cálcio, o magnésio, fósforo, ferro e o potássio.
Especificamente é uma das maiores fontes de proteína e contém níveis bastante elevados de clorofila, beta caroteno, as vitaminas A, D, E, B-6, K e várias enzimas digestivas, o que a torna facilmente assimilada pelo nosso aparelho digestivo.
A alfafa tem sido usada pelos herbalistas em variadas aplicações. Uma das palavras a que esta planta está ligada é a palavra tônico. Esta ação tônica estende-se pelos rins, próstata, sistema muscular, reprodutivo glandular entre outros.
A clorofila produz um ambiente desfavorável para a proliferação de bactérias no corpo humano e, sendo assim, é eficaz no aumento da resistência corporal a doenças.
A Clorofila é conhecida como uma terapia alternativa de combate ao câncer. A ingestão do suco ajuda na produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para cada célula.
Ao aumentar a oxigenação do corpo é possível contrabalançar o "smog" (mistura de fumaça e neblina) e o monóxido de carbono e aumentar a resistência do indivíduo ao praticar exercícios físicos.
A clorofila dissolve cicatrizes formadas nos pulmões, ajuda a expelir drogas depositadas no corpo, purifica o sangue e os órgãos e ainda neutraliza os ácidos e toxinas do organismo.
Não bastando tudo isso, ela auxilia no aumento do nível de enzimas das células, contribuindo para o rejuvenescimento do corpo e para o metabolismo dos nutrientes.
O grama rico em nutrientes contém 17 aminoácidos, que são os blocos constituintes das proteínas. O corpo usa estes aminoácidos para desenvolver o tecido muscular, reconstruir células e coagular o sangue.
O wheatgrass (*) retém 92 dos 102 minerais encontrados no solo. Entre estes minerais estão o cálcio, o fósforo, o magnésio de ferro e o potássio. É uma fonte natural rica em vitaminas A e C.
O wheatgrass possui mais vitamina C do que a laranja e duas vezes mais vitamina A do que a cenoura.
É excepcionalmente rico em vitaminas E, K e em complexo B. Também é uma fonte natural de laetrile (B-17). O Dr. Chiu Nan Lai, da Universidade do Texas, descobriu que o wheatgrass produz um efeito imunizante contra várias substâncias cancerígenas do sistema dietético.
Algumas informações interessantes sobre o Wheatgrass:
Beber um suco natural de wheatgrass é uma forma excepcional de aumentar a quantidade de vegetais folhosos verde-escuros na sua dieta. (Neste estágio inicial da vida da planta, ele é considerado um vegetal e não um grão, portanto é seguro para as pessoas sensíveis ao glúten). 6,75 kg de wheatgrass equivale a 157,5 kg de outros vegetais variados!
Os sucos liberam os nutrientes dos vegetais e das frutas, tornando-os mais concentrados e mais disponíveis para as células do corpo. O suco de wheatgrass foi introduzido nos Estados Unidos por Ann Wigmore há mais de trinta anos. Em seus livros, ela afirma que é o alimento ideal para nutrir o corpo e livrá-lo das toxinas. Assim sendo, o suco é indicado para todas as pessoas, especialmente aquelas que sofrem com dores ou doenças.
O alto teor de clorofila no wheatgrass funciona como um "ímã" na extração de toxinas do organismo. A clorofila é um desodorante interno que limpa os tecidos e tem efeito calmante e cicatrizante.
O suco de wheatgrass apresenta muitos outros benefícios:
Ele pode ser usado externamente como:
1. tratamento para o couro cabeludo para cabelos sem brilho;
2. produto de limpeza e adstringente para todos os tipos de pele;
3. tratamento para cavidades nasais entupidas (pingue algumas gotas em cada narina);
4. estimulante para a circulação (adicione algumas gramas à água da banheira e esfregue na pele);
5. tratamento para acelerar a cicatrização de cortes e machucados.
VASOS COM GRAMA DO TRIGO
Você pode comprar vasos com a clorofila já plantada e depois fazer o seu suco.
O trigo é fonte inestimável de Vitaminas e Sais Minerais, totalmente isento de produtos químicos ou conservantes. Cada vaso faz 2 copos de 250 ml; após a poda, lavar e bater com água mineral ou algum suco de sua preferência.
Cuidados com a plantinha: após o corte, colocar 1 colher de sopa de água mineral a cada 2 dias. Se as condições forem favoráveis, permitirá outra poda após 10 dias.
COMO CULTIVAR BROTOS BROTOS GERMINADOS
1) Colocamos os grãos de molho e o deixamos germinar.
2) Enchemos uma bandeja com terra vegetal.
3) Espalhamos os grãos germinados numa única camada e umedecemos bem a terra.
4) Cobrimos tudo com plástico escuro ou com outra bandeja, durante três ou quatro dias. Se necessário, umedecemos novamente a terra.
5) Descobrimos os brotos para deixá-los à luz do dia, regando-os delicadamente para que a terra permaneça úmida e fofa.
6) Os brotos verdes são cortados quando maduros (isso leva de 7 a 15 dias, dependendo da espécie).
As pequenas raízes são deixadas na terra para rebrotarem e serem novamente cortadas. Este processo pode ser repetido até 7 vezes.
Podemos comer os brotos centrifugados e acrescidos de algum suco.
Os grãos mais fáceis de plantar são: alfafa, agrião, centeio, girassol, feijão e trigo. 
A semente de trigo, que é uma das fontes mais ricas de clorofila, é uma alternativa pra quem leva jeito pra plantar.
Pesquisa: Maria de Lourdes Micadas

(*) Wheatgrass  = Wheat de trigo e grass de grama. Suco de grama de trigo orgânico. Mas convencionou-se chamar no Brasil de suco de clorofila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário