14 maio 2011

O que é Ansiedade e Como Pode Prejudicar Nosso Organismo?

O termo ansiedade provém do grego Anshein, que significa oprimir/sufocar, sendo a angústia o termo correlato que exprime a experiência subjetiva, estando sempre associadas a manifestações de sintomas corporais, como doenças respiratórias, de pele, circulatórias, gastrintestinais e transtornos alimentares causados ou agravados pela tensão nervosa.

Que alimentos devem ser evitados para combater a ansiedade? 
Por quê? Quais devem ser consumidos para amenizar 
os efeitos da ansiedade? Por quê?
A alimentação equilibrada pode interferir em nosso estado emocional. A falta de algumas substâncias e a presença em excesso de outras podem provocar uma série de reações indesejadas no indivíduo.
Para combater a ansiedade a alimentação bem variada é fundamental. Deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, peixes e líquidos, em detrimento do açúcar, cafeína, álcool, refrigerante e alimentos gordurosos.
Esses alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso humor, como a vitamina B6, C e B12, assim como magnésio, ácido fólico e serotonina.
A ausência de determinados alimentos na dieta pode potencializar estresses, ansiedades e depressões. Uma dieta pobre em fibras pode desequilibrar a flora intestinal, gerando a constipação intestinal. Uma dieta rica em gorduras e proteínas e, ao mesmo tempo, pobre em carboidratos, leva o indivíduo a desenvolver um estado fisiológico chamado de cetoacidose, gerando fadiga, mal-estar, afetando negativamente o humor.
Além disso, o desequilíbrio alimentar pode causar resistência à insulina e gerar doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras. O excesso de álcool reduz a capacidade de o fígado lidar com as toxinas do organismo, fazendo com que elas permaneçam no sistema, gerando um acúmulo de gordura no coração e um enfraquecimento do sistema imunológico.

O chocolate realmente alivia a ansiedade?
Apesar do seu teor de gordura e açúcar, o chocolate possui outras substâncias de importante valor nutricional, como proteínas (albuminas e globulinas), vitaminas (tiamina, riboflavina e outras), minerais (cálcio, sódio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, cobre...), e substâncias funcionais que auxiliam no combate aos radicais livres, estimulam a produção de serotonina e melhoram a ansiedade. Mas atenção: deve ser consumido com moderação. Não cometa exageros! Uma unidade de bombom é suficiente para você se sentir melhor.

O consumo de alimentos que combatem a ansiedade deve ser gradativo ou apenas quando se sente ansiedade?
A alimentação equilibrada influencia na disposição, no bom humor, no bem-estar do corpo e da mente. Somente em uso diário dos alimentos em quantidades adequadas que se verá o resultado desejado.

Além da alimentação, que outras medidas devem ser tomadas para se combater a ansiedade?
• Mantenha um programa regular de alimentação saudável, com bons hábitos de vida e sono adequado.
• Hidrate-se: 8 copos de água é a quantidade mínima diária recomendada para hidratar o corpo e ajudar no bom funcionamento do intestino e dos rins.
• Faça um alongamento durante o dia, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, consequentemente, a oxigenação do sangue.
• Pratique atividade física regularmente: esse hábito promove bom condicionamento físico e bem-estar emocional.
• Reserve algumas horas do dia para diversão, longe de preocupações.
• Aprenda a organizar seu tempo, dividindo atividades a serem feitas pela manhã e durante a tarde. Evite acumular tarefas que sabe que não pode cumprir.
• Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos. Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.
• Seja feliz.
Trecho do Texto escrito por: Dra. Gilmara Cristina Jaques Chaves é Nutricionista, Especialista em Nutrição Humana e Saú - UFLA, Pós-graduanda em Acupuntura e Mestranda em Saú - UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário