15 maio 2011

Tea Tree - Óleo Essencial Indispensável da Aromaterapia

 
Por Milene Siqueira 
O óleo essencial (OE) de Tea Tree (Árvore de Chá), também conhecido no Brasil como Ti-Tree, ou por seu nome botânico Melaleuca Alternifolia, é sem dúvida um dos OEs mais usados na Aromaterapia. Faz parte daqueles extratos, como a lavanda (flores) e o limão (casca), que não podem faltar na nossa poderosa farmácia caseira.
Seu aroma é refrescante, porém forte. Seu OE é extraído das suas folhas e galhos. 
Seu reconhecimento científico é relativamente recente, quando foi empregado pela primeira vez na II Guerra Mundial, incluído no kit de primeiros socorros dos militares para tratar ferimentos na pele. Esta planta é originária da Austrália, cresce em regiões pantanosas, onde os aborígenes fazem uso do chá das suas folhas para manutenção da saúde.
É um fortíssimo bactericida, parasiticida, antiviral, fungicida, analgésico, neurotônico, aumenta o crescimento e regeneração das células epiteliais, além de um excelente expectorante.
Seu uso mais importante é sem dúvida ajudar o sistema imunológico a prevenir e combater doenças infecciosas, ativando os leucócitos (glóbulos brancos) a formar uma defesa contra organismos invasores.
Indicado para todas as afecções infecciosas da pele, por seu efeito bactericida, purificador. Considerado pelos pesquisadores um dos melhores anti-sépticos, pois não é tóxico e raramente apresenta efeito colateral, pois seu Ph é equilibrado.
Indicações Principais:
Gripes, herpes, picadas de insetos, verrugas, hemorróidas, varizes, cândidíase, micoses, vaginite, aftas, abscessos dentários, corte, feridas, infecções do aparelho respiratório.
Emocionalmente o Tea Tree é revitalizante, já que sua principal função é combater doenças. Assim ajuda também no medo da morte e no medo de se contaminar. E as pessoas que tendem a manias de limpeza, de organização excessiva, detalhistas. Ajuda a aceitação dos fatos. Use por inalação.
Confira neste link sobre os diversos USOS do tea-tree, assim como as fórmulas prontas disponíveis na LOJA da Arom'Arte.
Milene Siqueira - aromaterapeuta inata, fala do assunto com a naturalidade de um sábio. Criou a Arom'Arte, uma empresa que respira e transpira a aromaterapia, mas com o plus da beleza e o delicado de cada etiqueta, bula ou embalagem. É para a Arom'Arte que passo todos os internautas interessados nos produtos da Aromaterapia - milene@aromarte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário