14 maio 2011

-> Spirulina, um super alimento

O que é a Spirulina?

O que é a Alga Spirulina?
A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia activa.
É uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza há mais de 3.6 biliões de anos atrás. A Spirulina contém bilhões de anos de sabedoria evolutiva no seu DNA e é o fruto da primeira forma de vida fotosintética da Terra.
Vista ao microscópio, a Spirulina tem uma côr azul esverdeada e tem o aspecto de um espiral de longos e finos filamentos.

Algae Spirulina Microscopic
A Spirulina é excessivamente adaptável e ocorre numa ampla variedade de ambientes, incluindo a água fresca, nascentes tropicais, água salgada e salinas.
A Spirulina é cheia de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, a Spirulina está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos tónicos.
Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas. Muito antes de se tornar a favorita da indústria de comida saudável, a Spirulina era, há séculos atrás, o alimento regular dos Norte Africanos e Mexicanos. Hoje em dia, muito gente à volta do globo já se apercebe que a Spirulina é um alimento poderoso com grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.
Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo a que carinhosamente chamam de “o verde”. Foi descrito como “probiótico” e “super alimento”.
O cultivo da Spirulina também trouxe interesse porque, assim como outras microalgas, a Spirulina é extremamente adaptável, mesmo quando sujeita a condições extremas. Por ser rica em nutrientes e possuir uma capacidade para se desenvolver em condições adversas, a Spirulina tem um enorme potencial para ser uma fonte de alimento que ajudará a alimentar e a nutrir as populações do mundo.
Como planta, a Spirulina é incrivelmente rica contendo um equilíbrio de nutrientes que, virtualmente, fazem dela um “alimento completo” – capaz de manter a vida sem a necessidade de outros alimentos.
A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, aminoácidos essenciais, carboidratos e enzimas. A Spirulina é, pelo menos, 60% proteína de vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento. O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lípidos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina (um pigmento azul), a qual é uma proteína, que se sabe, evita o cancro.
Uma quebra, em termos nutritivos, de alguns dos suplementos, normalmente, mais disponíveis revela uma comparação impressionante.
Como é que cresce?
A Spirulina cresce em lagos alcalinos naturais. A cultura da Spirulina é parte da nova era da agricultura ecológica. A componente chave da produção de Spirulina é a luz do Sol e é dada atenção à medição da temperatura e aos níveis de oxigénio.
Porque os pesticidas e herbicidas matariam muitas formas de vida num lago, os cientistas de algas aprenderam a equilibrar a ecologia do lago sem usar essas substâncias prejudiciais.
Esta forma de aquacultura representa uma das soluções necessárias à produção de alimentos enquanto se restaura o planeta.

As novas necessidades dietéticas

Os Benefícios da Spirulina estão a tornar-se notáveis demais para passarem despercebidos na sociedade de hoje em que a vida, é para muitos, cada vez mais ocupada, muitas dietas são determinadas pelo tempo que tem disponível para comer, desde o pequeno almoço à pressa até ao pequeno intervalo do dia de trabalho. Isto deixa muitas pessoas rendidas ás comidas pré preparadas que podem ficar prontas num instante, as quais são, normalmente, ricas em gorduras, açucares e carbohidratos, e com falta de proteínas, nutrientes naturais e fibras. Para fornecer ao corpo a quantidade necessária de nutrientes, para que o mesmo funcione a óptimos níveis, um grande volume de alimentos, com falta de nutrientes, são consumidos. As comidas pré preparadas aumentam a massa corporal, os níveis de colesterol e contribuem para problemas digestivos e de saúde, uns anos mais tarde.
Quando bombardeado com comidas gordas e pré confeccionadas, o sistema digestivo humano não extrai a quantidade necessária de nutrientes de qualidade. O corpo pede, mais nutrientes, continuamente, despertando o apetite e o compulsivo comer em excesso.

A Futura Dieta Verde

Tem de aprender a trabalhar com o seu corpo, não contra ele. As pessoas usam a Spirulina para um suplemento dietético como parte da transformação na sua saúde e vitalidade. A Spirulina é um alimento natural muito concentrado. Muitos usam-na como um complemento dietético e como alimento completo. É ideal para aqueles que têm um vida muito ocupada.
  • Não precisa ser mastigada, é o alimento ideal para quem leva a vida a correr;
  • Prepara-se em segundos;
  • Altamente concentrada para uma fácil absorção de nutrientes
  • Proteínas de alta qualidade
A Spirulina , como parte de uma dieta de comida natural saudável, pode ajudar a massa corporal a atingir níveis saudáveis novamente. Muitas pessoas utilizam-na juntamente com uma dieta baixa em carbohidratos e com exercício para atingir os seus resultados. Tomar uma colher de chá cheia de Spirulina em pó (cerca de 5 gramas), uma antes das refeições pode ajudar a satisfazer o apetite do seu corpo. Não se trata de suprimir o apetite, não contém drogas ou químicos que enganem o corpo. É simplesmente uma super nutrição, natural, concentrada e de fácil digestão. Sendo a digestão o maior processo que ocorre no corpo, quanto menos demorar a extrair os nutrientes dos alimentos, mais tempo tem para usar em reparações, crescimento e funções vitais. Exactamente o que o corpo precisa.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post. Cultivamos a spirulina no Centro-Oeste, e fazemos parte dos poucos produtores da microalga no Brasil. www.brasilvital-spirulina.com.br

    ResponderExcluir