17 julho 2012


BENEFÍCIOS E USOS - DOLOMITA



Dolomita


A Dolomita é rica em CÁLCIO E MAGNÉSIO

Indicação: artrite, artrose, processos inflamatórios, tremores, osteoporoses, (recupera a massa óssea) bursite, reumatismo, gota, amigdalite, gripe, rinite, sinusite, dor de garganta, herpes, cólicas menstruais, miomas, dor de cabeça, enxaqueca, tendinite, DORT ( dores ocupacionais por repetição no trabalho).
Também nas doenças agudas da pele como eczemas, erisipela. Nas doenças crônicas da pele psoriase e alergias.
Suplementa a carência do cálcio e Magnésio que atuam no sistema nervoso, e é calmante. Strees, cansaço físico e mental, perda de memória, déficit de atenção, hiperatividade, nervosismo, irritabilidade, insônia. 
Desordens no sistema digestivo, gastrite, enjôo na gravidez, ulceras gástricas, flatulência, colite, hemorróidas, fissuras.
Desordens do sistema cardiovascular, trombose, diminui a pressão sanguinea, aumenta o desempenho do sistema cardiovascular.


História


O uso medicinal da argila é antigo. Ela estava presente na cosmetologia egípcia. Babilônios, assírios e chineses a utilizavam em problemas digestivos. Avicena, o "príncipe dos médicos", fala da argila, assim como Homero e Hipócrates, o "pai da medicina", a usava interna e externamente.

Talvez o pouco uso da geoterapia se deva à contaminação ambiental, o que restringe o local de coleta a áreas virgens, longe de plantações (por causa de agrotóxicos) e esgotos. A argila deve ser retirada de, no mínimo, 1 metro de profundidade, peneirada e guardada em recipiente não metálico. Algumas vezes deve ser exposta ao sol, antes do uso.

No cenário moderno da geoterapia surge a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio, rocha descoberta pelo geólogo francês Deodat Dolmieu, nos Alpes tiroleses (1750- 1801). Desde 1930, é analisada para tratamento de osteoporose. É branca, podendo chegar a uma textura finíssima, o que favorece a absorção.


Usos Tradicionais
O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência.

Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.


Traumatismos e dores musculares:

  • Para contusões, luxações, hematomas, câimbras, lombalgias, usa-se em forma de cataplasmas e compressas.
  • Para os atletas quando sofrem dores musculares após intensas atividades físicas, tem sido muito benéfica a aplicação de cataplasma de dolomita, aliviando a dor e aumentando a elasticidade muscular.

Aqueles que lidam no computador por tempo prolongado, podem mergulhar as mãos numa pasta de dolomita por cerca de 1 hora ou mais, para o alívio da tensão nos músculos das mãos.


Afecções dermatológicas:



  • Para abcessos, furúnculos, panarício, picadas de insetos, erisipelas, herpes, antraz, aplica-se o cataplasma.

  • Para eczemas, escoriações, assaduras, varicelas, pulverizar a dolomita na área a ser tratada.

  • Para queimaduras, colocar de imediato uma pasta fria de dolomita e manter até aliviar a dor em queimação.

  • Para queimaduras mais intensas, aplicar o cataplasma frio contínuo, renovando freqüentemente ou pelo menos três a quatro vezes ao dia.

  • Para pruridos e edema dos membros inferiores pode-se colocar cataplasma ou colocar a pasta de dolomita em um recipiente e mergulhar os pés por cerca de 30 minutos ou mais.

  • Para eliminar manchas, cicatrizes aplicar a máscara de Dolomita e um creme hidratante de sua preferência. Repetir três vezes por semana. Esta aplicação limpa e suaviza a pele e ao mesmo tempo ajuda a eliminar toxinas.


  • Problemas ginecológicos:



  • Para cólicas menstruais: aplicar cataplasma morno de preferência à noite ou uma vez ao dia durante 10 dias antes da menstruação.

  • Para nódulos nas mamas, rachaduras, flacidez, e estrias aplicar o cataplasma.

  • Para cistos de ovário, útero - aplicar cataplasma no baixo abdômen, exceto nos períodos de menstruação.
  • http://emporioalecrim.blogspot.com.br/2011/01/beneficios-e-usos-dolomita.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário